O Governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) tem-se empenhado na promoção da estratégia de desenvolvimento da diversificação adequada da economia “1+4”, incluindo a potencialização dos efeitos sinérgicos do “turismo+”, a optimização e o fortalecimento da indústria de turismo e lazer integrado e a promoção da recuperação global da economia e do turismo de Macau.
Desde o relaxamento das restrições à passagem fronteiriça entre o Interior da China e Macau, no início do corrente ano, o Governo da RAEM tem vindo a reforçar os trabalhos de alargamento das fontes de visitantes, tendo lançado promoções online e presenciais em todos os aspectos e medidas benéficas. No primeiro semestre, entraram em Macau mais de 11,646 milhões de visitantes, sendo que a despesa per capita e a taxa de ocupação hoteleira registaram aumentos significativos.
Em simultâneo, através da cooperação interdepartamental, sob o efeito sinérgico do “turismo+”, foram acrescentados elementos de turismo, gastronomia, convenções e exposições, entre outros, para atrair os visitantes para os bairros comunitários, dinamizando a economia comunitária.
Semanas de Macau em várias cidades do Interior da China para atrair visitantes
Em Junho do corrente ano, a Direcção dos Serviços de Turismo (DST) organizou, pela primeira vez, a “Semana de Macau em Qingdao‧Shandong” e, ao mesmo tempo, organizou sessões de promoção para os operadores turísticos de Qingdao. As promoções de grande escala da “Semana de Macau” foram programadas para este ano, de forma ordenada, em Tianjin e Xiamen. Por outro lado, desde o ano passado até Abril do corrente ano, a promoção de rua itinerante pela Grande Baía “Sentir Macau, Sem Limites” realizou-se sucessivamente nas nove cidades da Grande Baía, com o objectivo de promover a troca das fontes de visitantes entre Macau e as cidades da Grande Baía do Interior da China.
Planear proactivamente a expansão do mercado de visitantes internacionais
Desde que foram relaxadas as medidas para a passagem fronteiriça no início do corrente ano, a DST tem vindo a desenvolver uma série de acções promocionais no Interior da China e no exterior, bem como várias medidas para atrair visitantes, esforçando-se por abrir mais fontes de visitantes internacionais.
A “Sentir Macau Sem Limites – Promoção de Macau em Lisboa” realizou-se com sucesso em Abril do corrente ano, servindo como ponto de partida para o Governo da RAEM reiniciar os trabalhos de promoção turística de Macau na Europa, incluindo exposições, espectáculos de vídeo mapping, seminários de promoção, visitas de familiarização de operadores turísticos, entre outros, para divulgar os novos elementos turísticos de Macau e expandir ainda mais o mercado de visitantes internacionais.
No mercado da Ásia, a DST promove Macau em Banguecoque, Tailândia, em Hong Kong e em Seul, Coreia do Sul. Por outro lado, os eventos relacionados com Kuala Lumpur, Malásia, e Singapura terão lugar em breve, com vista a expandir continuamente as fontes de visitantes.
Desde o início do ano até ao dia 15 de Julho, a DST convidou mais de 830 operadores turísticos, órgãos de comunicação social e líderes de opinião de viagens do Interior da China, Hong Kong, da região de Taiwan, Tailândia, Singapura, Indonésia, Malásia, Coreia do Sul e Portugal para visitas de familiarização a Macau. Algumas das visitas de familiarização incluíram seminários de promoção turística e sessões de intercâmbio, para promover a cooperação turística com diferentes regiões.
Por outro lado, aproveitando a oportunidade da 11.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau, foram convidados centenas de participantes de todo o mundo para organizarem visitas de estudo que incluíram diferentes itinerários de visita à comunidade, experienciando pessoalmente os elementos de “turismo+” de Macau, mostrando as vantagens do turismo diversificado da cidade.
DST apoia diversificação do turismo comunitário
No âmbito do turismo comunitário, através dos três programas específicos de apoio financeiro para “Dinamizar a economia comunitária no âmbito do turismo”, “Promover a cultura gastronómica” e o “Turismo marítimo”, a DST tem encorajado as associações a utilizarem os seus recursos característicos para a realização de actividades, com vista a atrair visitantes para as diferentes zonas da cidade, apoiando a recuperação da economia comunitária. No âmbito do “Dinamizar a economia comunitária no âmbito do turismo”, foi acrescentada a categoria de “turismo+” no programa, para promover a integração intersectorial de “turismo+desporto”, “turismo+cultura e criatividade” e “turismo+tecnologia”.
Os três programas específicos de apoio financeiro do corrente ano concederam apoio financeiro a um total de mais de 40 actividades, prevendo-se a participação de cerca de 2 milhões de pessoas e a participação directa de cerca de 3 mil empresas.
Produção do micro programa de variedades “Tour Maravilhoso em Macau – Episódio das Ruas” em cooperação com a Mango TV
Para continuar a promover as características gastronómicas e de divertimento dos bairros comunitários de Macau, a Direcção dos Serviços de Economia e Desenvolvimento Tecnológico (DSEDT) está a produzir, em colaboração com a Mango TV, o micro programa de variedades “Tour Maravilhoso em Macau – Episódio das Ruas”. O programa será lançado em Agosto. Em cada episódio os artistas e estrelas levam o público a experimentar a gastronomia e a visitar os pontos turísticos populares nos diferentes bairros de Macau, ajudando, deste modo, as PME das diversas zonas a aumentar a visibilidade online dos seus negócios e atrair mais clientes.
Tirando partido do período dourado das férias de Verão, as visitas das celebridades da Internet a lojas atraem pessoas às lojas com características próprias nos bairros comunitários
A DSEDT, em colaboração com a associação comercial, lançou, em Junho do corrente ano, o “plano de promoção pelas celebridades da Internet em Douyin” que promove a gastronomia de Macau através das celebridades da Internet em Douyin, tanto do Interior da China como locais, que partilham com os seus fãs a comida das lojas com características próprias, por meio de visitas a lojas de modo presencial e da recomendação online (“planting seeds”) mediante vídeos. Já foi concluída a divulgação desses vídeos da primeira fase e prevê-se que os vídeos curtos da segunda fase sejam divulgados em Agosto. Entre os vídeos divulgados, o com o tema “visitar e comer nas lojas com características próprias de Macau” acumula cerca de 48,5 milhões de visualizações desde o seu lançamento em meados de Junho até à data.
O “Arraial na Ervanários 2023” revitaliza bairros comunitários com recurso à tecnologia, atraindo pessoas em prol da promoção do desenvolvimento da economia comunitária
Com vista a promover o desenvolvimento da economia comunitária, a DSEDT, em conjunto com a associação comercial da zona, lançou, em finais de Junho, o “Arraial na Ervanários 2023” que tem a duração de três meses, tentando mostrar o encanto da zona da Rua dos Ervanários com recurso à utilização de tecnologias visuais inovadoras, acrescentando-se, em Macau este verão, mais um ponto turístico inovador que combina elementos de diversão, pontos de check-in e consumo, a fim de atrair pessoas e impulsionar, assim, o consumo. Actualmente, o número de estabelecimentos comerciais participantes aumentou para 34.
Transformar Macau num destino ideal e dinamizar as indústrias relacionadas através de convenções e exposições
No primeiro semestre de 2023, o Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM) organizou ou acompanhou mais de 200 actividades de convenções ou exposições. Além disso, através do “Serviço “One-Stop” para Licitação e Apoio em Macau de Convenções e Exposições” do IPIM, foram atraídos cumulativamente mais de 21 000 visitantes profissionais de convenções e exposições para visitarem e consumirem nos vários bairros comunitários de Macau e, em articulação com os diversos eventos e festivais locais, foram definidos itinerários característicos para os visitantes participantes nas convenções e exposições, permitindo-lhes experimentar o charme da cidade de Macau; foi reforçada a sinergia transectorial “Convenções e Exposições + Turismo”, incentivando as pequenas e médias empresas locais no desenvolvimento do “efeito multiplicador”, de modo a estimular os sectores de restauração, transporte, montagem, publicidade e hotelaria, entre outros, beneficiando o desenvolvimento das diferentes indústrias.
O segundo semestre do corrente ano será uma época alta para convenções e exposições, prevendo-se mais de 1000 actividades de convenções e exposições realizadas em Macau ao longo do ano. Em articulação com a estratégia de desenvolvimento da diversificação adequada da economia “1+4” do Governo da RAEM, no segundo semestre do ano, o IPIM continuará a organizar ou dar apoio a vários tipos de convenções ou exposições programadas em Macau, que envolvem as indústrias de turismo, big health, tecnologia de ponta, finanças modernas, cultura e desporto, entre outras, estimando-se que cerca de 170 mil visitantes profissionais do sector, provenientes do Interior da China, dos países de língua portuguesa e dos países do Sudeste Asiático, etc., venham a Macau para participar nas conferências e exposições.